terça-feira

SocialKids ou SocialTreta procura ANGARIADORES DE DONATIVOS À COMISSÃO (c/ adenda)

Licenciei-me em Gestão de Marketing em 2009 e frequento actualmente a Pós Graduação em Marketing na Universidade de Aveiro, isto tudo e apesar de já ter 33 anos, ser casada e ter uma filha linda com 10 anos.
Como neste momento estou desempregada, mas fresquinha, ando todos os dias pela Internet à procuro de empresas que precisem de alguém com as minhas habilitações e experiência, e pode ser estágio profissional, pois tenho todos os requisitos para tal.
Tenho já 4 anos de experiência profissional na Direcção e Gestão Administrativa, Gestão e Coordenação de Equipas e Gestão de Recursos Humanos e Vendas. Também já trabalhei no MacDonald`s quando tinha 18 anos e adorei o espírito de equipa… mais os gelados, e na Oliveira Irmão, nas férias, como operária fabril.
Isto tudo para contar que já fui a entrevistas para vendedora, marketeer, assistente de marketing ... entre muitos outros, mas nunca me senti enganada como hoje e que vou passar a relatar:
No domingo à noite, respondi a uma dúzia de anúncios que pediam colaboradores, um deles achei muito interessante que foi a SOCIALKIDS Associação de Apoio Social. Precisavam de colaboradores, para promoção e vendas e também para telemarketing, pagavam ordenado base mais comissão.
Como muitos outros, respondi sem procurar nada sobre a empresa.
Ai de mim se fosse verificar e procurar dados de todas as empresas dos anúncios a que já respondi...
Mas qual não é o meu espanto e alegria quando vejo na manhã do dia seguinte (ontem), que Associação me respondeu, marcando-me uma entrevista para o dia seguinte (hoje).
Uauu! Senti aquela felicidade incauta do desempregado que delira com uma luzinha ao fundo do túnel...
E lá fui hoje à entrevista! Cheirosa e linda e fresca como convém, para me impressionar a mim própria! Para criar um ambiente psicológico de optimismo e esperança! Para acreditar em mim! Para mostrar assertividade logo na primeira impressão!
Mesmo levando GPS, tive dificuldade em achar a empresa. Tudo bem.. Acontece… aquelas maquinetas não são perfeitas… A farmácia que ficava quase em frente não conhecia a empresa-associação… Ok… “Devem ser muito discretos” – pensei eu. Os trabalhadores da obra EM FRENTE, nunca tinham ouvido falar da dita cuja… Hum… “Bem, os homens que trabalham nas obras costumam reparar noutras coisas…” – justifiquei eu. Mas uma senhora que estava de rabo para o ar apanhar couves, lá me esticou o dedo e questionou se não seria aquela moradia, onde estava mais gente à espera. Pois, era possível… Admiti eu, admitindo igualmente que fosse entrar num lanche da IURD.
Era lá, de facto. Mas… Nem placa, nem autocolante de vinil, nem uma tabuleta artesanal e risível, nem uma faixa de pano escrita à mão… nadinha! Nada que identificasse que estávamos perante uma Associação ou algo digno desse nome.
E lá entrei, juntamente com a pequena trupe de candidatos. Sentámo-nos, dez almas esperançosas à volta de uma mesa e durante 1h, sim... uma hora, esperámos pelo Director da Associação, Carlos Azevedo. Tive tempo para fazer um balanço da minha vida, de observar todos os tiques dos meus parceiros de desemprego, e também para juntar várias peças do puzzle que se mostrava cada vez mais óbvio: A Associação não tem site activo; as notícias que aparecem, se fizermos pesquisa no GOOGLE, é de um caso de alegada fraude, em que a associação promoveu um peditório (falso peditório para Carmen) sem conhecimento e autorização dos pais da crianças em causa.
Abordámos o assunto com uma das colaboradoras, que nos explicou que tudo tinha sido um mal entendido, e que o assunto estava no advogado, era tudo uma mentira… Mas a bochecha da senhora tremia nervosamente…
E lá chega o atrasado Presidente da Associação para nos falar do essencial, contratos, ordenado base, e outros assuntos.
Ordenado base?? Não, ordenado base era mentira, tinha a designação e a realidade de… ajudas de custo e consistia em 20€ diários e só se conseguisse no mínimo 75€ em doações, se ao 3.º dia não se atingisse o objectivo seriamos convidados abandonar Associação e mostrarmos gratidão por aquela magnífica oportunidade…
Foi uma risota total, entre risos revoltados, risos desanimados e risos de punho fechado…
Afinal o anúncio, para ser sério, deveria dizer “Procura-se ANGARIADOR DE DONATIVOS À COMISSÃO”.
Ah, e quanto ao anunciado ordenado base, tudo era afinal obra da má interpretação de uma colaboradora brasileira, certamente menos familiarizada com o idioma de Camões… praticado em Portugal.
Levantamo-nos todos e saímos com ímpetos terroristas a explodir e, claro, se alguém perguntasse pela SOCIALKIDS, também encolheríamos os ombros… ou então indicávamos a morada da polícia…
Adenda: Através deste post e por causa deste post, surgiu um outro ESTE (clica aqui) , aqui neste mesmo blog, com o intuito de conseguirmos uma recolha de sangue para salvar a Carmen, ou.. outra uma outra pessoa qualquer com o mesmo problema.

Psicodinâmica das cores em Marketing

A utilização da cor numa campanha de Marketing, não é escolhida de animo leve. As cores fazem parte da vida de cada um de nós, e no marketing é necessário saber utilizá-las de forma a que a mensagem chegue ao consumidor da forma prevista.
Uma campanha, ou um produto, uma marca ou algo que contenha cor quando vem "para a rua", tudo foi pensado ao pormenor, pensando em toda a estratégia e a cor, não é escolhida em função do gosto do Marketeer, mas sim na mensagem que a empresa quer passar.

As empresas sabem as cores que vendem e aquelas que se devem evitar a todo o custo, ou seja, a cor pode ajudar a construir um negócio.

Por exemplo:

Vermelho: Esta cor é considerada como cor primária que se refere às necessidades básicas como comer, vestir, proteger e abrigar. Tem uma imagem forte e activa.

Branco: É uma cor de fundo a utilizar, pois é muito boa para que as outras cores, se tornem intensas fortes e a realçar. Numa marca ela passa uma imagem esterilizada e de limpeza.
Laranja: É uma cor alegre e agitada, faz com que o cliente consuma mais. Boa para utilizar em restaurantes, por exemplo.
Amarelo: É uma cor muito utilizada, a meu ver às vezes mal utilizada, pois esta cor atrai os olhos e de alguma forma estimula os nervos. Às vezes pode causar é danos pois pode aumentar o nível de ansiedade e da tensão arterial, a pessoa é então obrigada a tomar decisões por impulso ou espontaneas, por vezes, por causa desta pressão, desistem sem perceberem porquê.
E muitas, muitas e muitas outras cores são utilizadas...

Se se pesquisar, no google, encontra-se variadíssimas interpretações das cores, e de muitas mais cores, e até de todas as que existem e outras inventadas, se é que isso é possível.
De uma forma geral, de alguma forma o contexto acaba por ajudar o consumidor a perceber o significado.

Ora vejamos:
Porque é que o diabo é vermelho e a coca-cola também? Haverá relação?

Sabe-se que no Oriente, o vermelho é conseguido de fontes naturais para extrair este pigmento, mas já no Ocidente isso não é assim.

Será que sabem que o Brasil se chama Brasil, porque lá crescia árvores de nome "Pau-Brasil" de onde extraiam líquido vermelho para tingir os tecidos? Claro que só os Reis e os nobres, vestiam com essa cor, e ela foi sempre associada a riqueza, poder.

Então e... a coca-cola e o diabo?

O diabo não é o simbolo da tentação? Pois a coca-cola é a tentação dentro de uma garrafa ...