terça-feira

Comportamento do Consumidor - Atitude

Quando se fala em estudar o Comportamento do Consumidor e de acordo com SOLOMON (2002) é fundamental que se entenda o que o consumidor gosta e o que não gosta.
É a esse conjunto de impressões que se dá o nome de atitude, que, de acordo com o autor, poderia mais formalmente ser descrita como uma avaliação geral feita pelo consumidor.
Podemos definir atitude como a predisposição para responder de uma forma consciente (favorável ou desfavoravelmente) a um objectivo ou a conjuntos de objectivos.
O conceito de atitude foi entretanto ampliado, realçando-se o seu aspecto multidimensional, ou seja, considerando-se as atitudes constituídas por três componentes: as crenças (cognitivo), a valorização (afectivo) e a tendência para a actuação (comportamental).
As atitudes evoluem ao longo do tempo, através, de um processo de aprendizagem, e são afectadas por influências familiares e de grupos sociais (a que se pertence ou a que se pretende pertencer), pela informação recebida, pela experiência e pela personalidade.